Fala pessoal!

Bom, eu expliquei numa outra oportunidade que há muito eu não mantenho a seção Indicação da semana atualizada semanalmente…rs Mas, como muitos posts já estão com esse título, resolvi mantê-lo… Não levem ao pé da letra…rs

Neste post quero falar sobre o ano de 1991. Esse ano foi um “absurdo de bom” para quem curte rock! Eu conversei esses dias com um amigo – Luiz, do Blog do Luiz Azavedo – e lembramos de como esse ano foi “massa”! A produção de BONS discos de rock estava a todo vapor. Muitos clássicos foram lançados em 1991 e o mundo realmente respirava rock!

Vou colocar aqui, para lembrarmos, alguns dos discos lançados em 1991. Não necessariamente eu sou fã do disco ou da banda, mas de um forma ou de outra os discos abaixo fizeram história. Aí estão eles:

Ten

Ten (Pearl Jam) - Esse disco lançou definitivamente o estilo grunge no cenário mundial. Eddie Vedder e sua trupe cansaram nossos ouvidos (no bom sentido) tocando nas rádios, fazendo todas as bandas covers tocarem suas músicas e aparecendo na MTV o tempo todo. Deste disco são as clássicas: Even Flow, Alive, Black, Jeremy e Oceans. Muitos clássicos para um disco só!

 

 

nevermind

Nevermind (Nirvana) - Ainda seguindo na onda de Seattle: mais um clássico! O Nirvana aparaceu já com os dois pés na porta. Acho que esse disco, junto com Ten do Pearl Jam, foram os dois maiores expoentes do grunge (minha opinião!!! rs). A MTV também “cansava” de passar clipes desse disco. Aliás, no fim do post vou falar um pouco sobre a MTV nessa época.
Desse disco são as clássicas: Smells Like Teen Spirit, Come As You Are, Lithium, Polly e In Bloom.

 

UseI

UseIIUse your Illusion I e II (Guns N’ Roses) – Agora é a vez do hard rock. Desses 2 eu gosto MUITO. Lembro perfeitamente do lançamento dos discos, reportagens na TV, clipes na MTV, Rock in Rio II, etc. O Guns N’ Roses estavam no auge e era animal vê-los no palco. A quantidade de clássicos desses dois discos é interminável: Live And Let Die, Don’t Cry, November Rain, Civil War, Yesterdays, Knockin’ On Heaven’s Door, Estranged, You Could Be Mine, fora todas as outras músicas que são menos conhecidas, mas igualmente boas!

 

Slave

Slave To The Grind (Skid Row) – Mais um disco muito bom de hard rock. O Skid Row não era uma banda tão grande quanto o Guns N’ Roses nessa época, mas tinha um vocalista com uma voz absurda e emplacou muitos clássicos no rock (especificamente no hard rock). Esse disco fez com que a banda crescesse muito no cenário mundial e estava na mesma onda dos anteriores que citei: clipes na MTV, muitos shows ao redor do mundo. Desse disco são: Monkey Business, Quicksand Jesus, Psycho Love, In A Darkened Room e Wasted Time.

 

Lean

Lean Into It (Mr. Big) – o Mr. Big lançou o seu disco de maior sucesso em 1991. Lean Into It tem a maioria dos clássicos da banda e como todos os discos citados, fez um enorme sucesso na época. Acho que muitas pessoas conhecem as músicas mas não sabem quem é a banda que as toca. Então, façam aí as ligações. Desse disco são: Daddy, Brother, Lover, Little Boy, Alive And Kickin’, Green-Tinted Sixties Mind, Just Take My Heart e To Be With You. Essa última, conhecidíssima!

 

FUCK

For Unlawful Carnal Knowledge (Van Halen) – Esse disco era “carinhosamente” chamado de F.U.C.K. O Van Halen nessa época, já era uma banda consagrada, mas continuava a lançar ótimos discos. Esse não foi diferente. Uma curiosidade, o início da música Poundcake (guitarra tocada com furadeira elétrica) foi usado pela Globo nas vinhetas da Fórmula 1 por muito tempo, imitando o “ronco” dos motores. São desse disco: Poundcake, Judgement Day, Right Now e Top Of The World.

 

No More Tears

No More Tears (Ozzy Osbourne) – Agora, caindo para o lado um pouco mais pesado. Ozzy lançou em 1991 o seu disco de maior sucesso na carreira solo. No More Tears é um disco e tanto e a faixa-título, sucesso absoluto. Mas não só da faixa-título é feito esse disco. São dele também: I Don’t Want To Change The World, Mama, I’m Coming Home, Desire e Road To Nowhere, além de No More Tears, claro.

 

 

metallica

Metallica (Metallica) – esse é o famosíssimo disco conhecido por Black Album.  O Black Album é um dos discos mais vendidos na história. Ganhou inúmeros discos de platina e ouro ao redor do mundo (na época em que se precisava vender muito para conseguir isso). Deem só uma olhada na quantidade de clássicos: Enter Sandman, Sad But True, The Unforgiven, Wherever I May Roam, Nothing Else Matters. Todas essas conhecidas e que tocavam nas rádios e na MTV.

 

arise

Arise (Sepultura) – Aqui, o negócio realmente ficou pesado (rs). Bom, o Arise foi um disco que abriu muitas portas. Abriu portas no cenário mundial para o Sepultura, claro, mas também fez com que muitas portas se abrissem para bandas de rock brasileiras. Foi um disco importante não só para a banda, mas para toda uma geração de bandas brazucas. Pra quem gosta do estilo, esse disco tem sim alguns clássicos do gênero: Arise, Dead Embryonic Cells, Desperate Cry o cover do MotörheadOrgasmatron.

 

innuendo

Innuendo (Queen) – Por último, eu deixei o canto do cisne de uma das maiores bandas da história, o Queen. Em 1991, eles lançaram Innuendo,  um disco MUITO bom e ainda melhor quando sabemos das histórias por trás da gravação dele (prometo fazer um post sobre esse disco e contar o que sei sobre essas histórias). São desse disco: Innuendo, I’m Going Slightly Mad, Don’t Try So Hard, These Are The Days Of Our Lives e The Show Must Go On.

 

Vale também lembrar que 1991 foi marcado, aqui no Brasil, pelo Rock In Rio 2, realizado no Maracanã. Continuando na linha do rock, as principais bandas dessa edição do festival foram: Guns N’ Roses, Judas Priest, Queensrÿche, Megadeth, Faith No More, Sepultura, Joe Cocker, Santana e INXS.

Esse são os discos que me marcaram em 1991 e são também os que eu lembro. Se alguém lembrar de mais algum, mande comentários e assim a gente deixa o post com mais informações sobre esse ano tão especial para o rock.

 

Grande abraço,

LL.

1 comentários :

A-DO-RO toodos esses discos! Detalhe, muitos anos depois ainda faziam muito sucesso! Em 91 eu tinha 6/7 anos, mas aos meus 15 curtia loucamente esses CDs ainda! Sem dúvida são marcos! Na verdade curto até hoje!

Related Posts with Thumbnails