E aí, pessoal? Tudo certo?

Engraçado como existem fases em que me dá vontade de escrever sem parar e outras em que a preguiça parece tomar conta das mãos e do teclado. Mas, eu sou assim... Não ando numa fase de muita inspiração pra escrever... Porém, vamos lá....

A indicação de hoje é um clássico. A Night At The Opera é mais um daqueles discos que eu conheço desde pequeno e continuo ouvindo até hoje. Aliás, é dele um dos melhores making-of que eu já vi.

Esse disco foi lançado em 1975, época em que o Queen passava por grande pressão da gravadora para que lançassem um disco de grande sucesso. No making-of que eu comentei, os caras da gravadora contam como isso aconteceu e a pressão por sucesso não é nada diferente de hoje, a não ser por 2 aspectos: as bandas daquela época tinham músicos de talentos (e não fabricados como hoje em dia) e o mais importante: as gravadoras pressionavam MAS TAMBÉM DAVAM O SUPORTE NECESSÁRIO PARA QUE O TRABALHO SAÍSSE BOM! A Night At The Opera é um dos discos de produção mais cara da história e a gravadora bancou tudo isso. Um funcionário da gravadora do Queen disse no making-of: "A EMI tinha tantas bandas boas em seu quadro de contratadas e lançava tantos discos bons porque nós dissemos mais SIM do que NÃO."

Resultado de tudo isso: um mesmo disco com Love Of My Life, Bohemian Rhapsody e You're My Best Friend. As outras músicas do álbum não são tão famosas, mas são tão boas quanto! O disco todo tem arranjos muito bonitos, complexos e com muitos instrumentos. Fora todos os corais. Fora toda a criatividade para driblar as dificuldades técnicas existentes na época.

Fato que eu gosto sobre esse disco: Good Company foi composta por Brian May em homenagem a seu pai. A letra relembra frases que ele ouvia do seu velho quando era criança. O ukulele (uma espécie de cavaquinho) usado na música foi o primeiro instrumento que Brian aprendeu a tocar, ensinado por seu pai. E o solo? Para manter a homenagem, ele resolveu colocar um solo de uma Big Band dos anos 30 e 40, MAAAAAS feito por ele somente com guitarras! Instrumento por instrumento, Brian foi procurando os timbres e gravando com sua Red Special. SENSACIONAL!!! (Acho que me empolguei...rs)

Eu não tenho pontos altos do disco para citar. O disco todo é um ponto alto. Vale a pena ouvir do começo ao fim!

Tracklist:

1 - Death On Two Legs (Dedicated to...)
2 - Lazing On A Sunday Afternoon
3 - I'm In Love With My Car
4 - You're My Best Friend
5 - '39
6 - Sweet Lady
7 - Seaside Rendezvous
8 - The Prophet's Song
9 - Love Of My Life
10 - Good Company
11 - Bohemian Rhapsody
12 - God Save The Queen

RECOMENDADÍSSIMO!!!

Um abraço,

Leandro.

3 comentários :

Ola.... td bem leandro.... então.... nao conheço este album.... mas vamos la nao é vou baixá lo aqui e conhece lo....bjss....

Vamos lá, vai Hingrid... Esse disco é um dos melhores da história!
Baixa aí e depois me conta!
Bjs

MARAVILHOSO! Saudades do tempo em que tínhamos um aparelho de som pra LPs e passávamos o dia ouvindo essas "velharias" de alta qualidade, rs.

Related Posts with Thumbnails