Ontem à noite estava conversando com um amigo e dizendo que eu pensei que, por estar de férias, escreveria mais aqui... Doce engano. Parece que estas férias estão sendo mesmo para trabalhar naquilo que não tenho tempo normalmente e, claro, descansar. Mas, já tomei coragem, vamos lá.

Hoje trago mais algumas informações interessantes (pra quem?! rs) sobre o Egito.

- A pirâmide de Dahshur (pirâmide inclinada)


A pirâmide de Dahshur foi construída pelo faraó Snefru e o que mais chama a atenção nela é a mudança de sua inclinação. Se não me engano, o ângulo utilizado da base até próximo de sua altura média é de 54°. Bom, mas essas informações são facilmente encontradas na internet (wikipédia, por exemplo). Quero mostrar outra coisa, aqui.

As pirâmides - pelo menos boa parte delas - tinham um revestimento externo que foi sendo deteriorado pelo tempo e também catástrofes ambientais (terremotos). Dizem que muito desses revestimentos também foi utilizado por moradores próximos para reconstrução de suas casas após tais catástrofes.

O legal na pirâmide de Dahshur é que ainda resta boa parte desse revestimento. Portanto, é possível ver a exatidão das construções e também imaginar como esses magníficos monumentos eram quando das suas construções.

Seguem algumas fotos:


A foto acima mostra boa parte do revestimento que comentei antes. Percebe-se claramente como a pirâmide era lisa por fora. Um polimento impressionante. E, só para se ter uma ideia do tamanho do monumento, reparem na parte inferior da pirâmide em que o revestimento desmoronou. Na foto abaixo, eu apareço em frente a essa parte (que não coube inteira na foto):


Do lado oposto ao das duas fotos acima, existe uma espécie de passagem ou porta, não sei bem dizer. Segue a foto:


Imaginem-se ao lado dessa construção. Que tamanho vocês acham q teriam em relação a ela? Está certo que minha irmã não é lá essas coisas no quesito altura (rs), mas vejam como ela ficou na foto abaixo:


Atrás dessa construção acima, existe um pouco do revestimento de pedras bem na base da pirâmide. Reparem bem no encaixe das pedras na foto abaixo. Não passa uma lâmina de barbear entre uma e outra. É de deixar qualquer construtor dos dias atuais de queixo caído!


E por último, quero mostrar a foto abaixo. Nela é possível ver o alinhamento do revestimento da pirâmide. É realmente de impressionar:

Essa foto está em tamanho maior que as outras. Clique para ver.

Muito legal não é? E o que, no Egito, não é legal? rs

No dia quando visitei a pirâmide de Dahshur, eu estava usando três blusas (uma delas bem grossa), cachecol e luvas. No meio do deserto. Às 2 horas da tarde. Algumas pessoas não sabem, mas o deserto é frio no inverno. E como venta!

Bom, é isso por hoje! Continuo aguardando os comentários (são taaaantos que até me perco...rs). Logo postarei a indicação desta semana.

Um abraço,

LL.

2 comentários :

Maravilhoso esse post meu velho!
Quero conhecer o Egito também ...
Vc poderia ir junto comigo né?
Seria mais legal ainda!
Forte Abraço
Luy

Nem me fale, Luiz! Tenho vontade voltar pra lá... Lugar fantástico mesmo!!!

Abraço!

Related Posts with Thumbnails