A Esfinge. Ela é bonita, não é? Muito mais ao vivo, a cores, do lado dela. A foto acima, eu tirei de um platô cheio de cadeiras que existe perto da Esfinge, para que os turistas possam assistir a um show de luzes que ocorre à noite. Tem um certo lugar lá em que a Esfinge centraliza com a pirâmide de Quéfren, ao fundo. A foto ficou bonita, mas nada perto do que ver a mesma imagem bem a sua frente!

A Esfinge era o segundo monumento que eu mais queria conhecer no Egito, depois da Grande Pirâmide de Queóps, obviamente. Lembro bem, durante a viagem, que na volta da visita à Grande Pirâmide, passei de ônibus ao lado da Esfinge. Fiquei tão "bobo" e ansioso, que tirava fotos de dentro do ônibus (como se eu não fosse vê-la no dia seguinte...rs).

A foto ao lado é do momento em que cheguei ao complexo da Esfinge. Tudo no Egito impressiona. Impressiona o tamanho, a exatidão e ordem das construções. Impossível não começar a divagar e pensar sobre a origem da civilização egípcia, a verdadeira razão das construções, o que aconteceu com todo o conhecimento que tinham. Muitas, mas muitas perguntas mesmo!
A primeira coisa que se repara na Esfinge é que é uma construção monolítica, ou seja, é toda feita em uma única pedra. Pelo que disse a minha guia no Egito, é de um tipo de pedra que era considerado "ruim" para construções maiores (pirâmides, templos, etc.). Portanto, foi utilizada sozinha em outro tipo de construção.


A Esfinge possui o corpo de leão, rosto humano, uma serpente na testa. Olha para o leste. Possui 57 metros de longitude, 6 metros de largura e 20 metros de altura. É enorme!!!

Na foto abaixo, minha irmã aparece "dando um abraço" na Esfinge (conseguiu abraçar um dedo da pata direita...rs):


Muitas histórias cercam a Esfinge. Há grupos que dizem que o rosto retratado por ela é o do faraó Quéfren (já q a Esfinge fica bem à frente da Pirâmide de Quéfren).

A maioria dos pesquisadores diz que foi construída por volta de 3.000 a.C. Mas, prestando-se atenção às marcas de erosão existentes por todo o corpo, pode-se ver que são marcas muito parecidas com as de erosão por água. Água no meio do deserto? Pois é. Mistério. Caso sejam mesmo marcas de erosão por água, fariam com que a Esfinge tivesse que ter sido construída por volta de 9.000 a.C. ou 10.000 a.C. Vejam abaixo, as marcas de erosão:


Outra história legal é a da estela abaixo:

De acordo com a lenda, Tutmósis IV devia o trono a Esfinge de Gizé. A lenda dizia que num certo dia, enquanto caçava, Tutmósis sentou-se à sombra da Esfinge, que nessa época estava coberta de areia. O jovem adormeceu e teve um sonho no qual a Esfinge lhe disse: Dar-te-ei a realeza sobre a Terra como cabeça dos seres vivos; tu levarás a coroa branca e a coroa vermelha sobre o trono de Geb, príncipe dos deuses. É aqui, que agora, a areia do deserto me atormenta, a areia por cima da qual eu estava em outro tempo. Ocupa-te de mim, para que possais realizar tudo que desejo. Eu sei que tu és meu filho e meu protetor. Tutmósis mandou retirar a areia e restaurar a Esfinge. Entre as suas patas, mandou erguer uma estela, na qual narra o seu sonho. Em troca, a Esfinge, como representação do deus Harmakhis, converteu-o no faraó Tutmósis IV.

Abaixo uma foto que tirei da cabeça da Esfinge, vista de onde está a estela:



E na próxima, eu entre as patas da Esfinge (reparem no tamanho da estela):


Dá pra perceber o porquê da Esfinge ser um monumento tão especial, não é? Muitas histórias, mistérios e conhecimento em torno dela.

Dizem que existe uma ligação subterrânea que a liga à Grande Pirâmide e que também existe uma biblioteca escondida embaixo dela. Será? rs



Espero que tenham gostado de mais essa parte da viagem ao Egito. Assim que a inspiração aparecer de novo, postarei mais!

Um abraço,

LL.

2 comentários :

Show!! Gostei muito do blog, deste post em especial, e das explicações sobre o Egito. Adoreiii !! Um dia irei tb. bjs

Oi Anne! Precisa ir pra lá um dia mesmo! Vale muito a pena!
Legal vc ter passado por aqui.. Volte sempre! rs Bjs

Related Posts with Thumbnails