Raridade dois posts no mesmo dia, não é? O milagre é porque fui beneficiado com o assunto do post anterior (Corretor Ortográfico) que já veio pronto pra mim por e-mail. Papo furado à parte, vamos ao que interessa.

A indicação dessa vez é Beethoven, um dos compositores de quem mais gosto e que não poderia faltar por aqui.

Ludwig van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena, 26 de março de 1827) foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.(*)

O Concerto para Piano Nº5 em Mi Bemol Maior "Imperador", Op. 73 foi escrito entre 1809 e 1811 em Viena. Foi dedicado ao arquiduque Rudolf. A estreia do concerto foi em Leipzig em novembro de 1811.

Depois dos dados históricos, à música em si: quando pequeno, lembro-me de um CD (essas coletâneas) que tinha o terceiro movimento desse concerto. Mas fui aprender mesmo a ouvi-lo quando fui ao Festival de Inverno de Campos do Jordão, em 2002 (como contei aqui).

O primeiro movimento (Allegro) apresenta um tema imponente, digno de um Imperador, realmente. O terceiro (Rondo: Allegro ma non troppo), assim como o primeiro também apresenta a mesma imponência. O tema principal, primeiramente tocado ao piano, é depois tocado por toda a orquestra. Parece uma Scania passando por cima de você! E o tema principal é lindo! Mas, eu, que sempre fui fã de movimentos mais rápidos, quero destacar o segundo movimento (Adagio un poco mosso). É até difícil de descrever. Maravilhoso! O piano, de delicadeza e calma ímpares, é reflexivo e de melodias lindas. E conduz, após cerca de 8 minutos, ao terceiro movimento.

Sem dúvida é um dos concertos dos quais mais gosto!

Seguem nome e movimentos da obra e um vídeo do segundo movimento com o pianista Alexei Grynyuk :

Concerto para Piano Nº5 em Mi Bemol Maior "Imperador", Op. 73
- I. Allegro
- II. Adagio un poco mosso
- III. Rondo: Allegro ma non troppo




Recomendadíssimo!!!


Um abraço,


LL.


(*) Fonte: Wikipedia

0 comentários :

Related Posts with Thumbnails