O que são as estrelas cadentes?

Estrela-cadente1É comum vermos as “estrelas cadentes” em noites estreladas e também é comum fazermos um pedido quando isso acontece. Mas o que são as estrelas cadentes?

Estrelas cadentes são fenômenos luminosos que ocorrem na atmosfera, decorrentes do atrito e da vaporização de corpos sólidos vindos do espaço, os chamados meteoróides. Quando estes penetram na atmosfera, à velocidade de até 250 mil km/h, se desintegram, dando origem a um rastro luminoso e ionizado, de curta ou longa duração: os meteoros ou estrelas cadentes. Numa noite escura, com o céu muito limpo, pode-se observar, com alguma sorte, mais de dez estrelas cadentes por hora, às vezes acompanhadas de explosões semelhantes a um trovão abafado. Os meteoros que não se desintegram e atingem o solo recebem o nome de meteoritos.

Este fenômeno pode apresentar rastro luminoso de várias cores (que dependem da composição do meteoróide e da sua velocidade) e também pode apresentar registros de sons.

Ao fazer um pedido a uma estrela cadente, você estará fazendo um pedido a uma pedra vinda do espaço e que fatalmente se desintegrará.

Estrela-cadente2


Você já fez algum pedido a uma estrela cadente e  que se realizou?

Um abraço,

LL.

 

Fontes:
Revista Superinteressante
Site Brasil Escola

1 comentários :

Já vi um monte de estrala cadente, mas não me lembro de ter feito um pedido sequer, rsrs. São lindas!

Related Posts with Thumbnails