Hoje, Frédéric Chopin completaria 200 anos. A data não poderia passar em branco, então, aqui está um post sobre ele.

Frédéric Chopin nasceu na Polônia em 1º de março de 1810 e foi, sem dúvida, um dos maiores pianistas e compositores para esse instrumento de toda a história e considerado por muitos como auge da composição do período romântico.

Chopin teve suas primeiras aulas de piano com sua irmã e mais tarde com sua mãe. Seu talento logo apareceu e em Varsóvia ganhou a reputação de "segundo Mozart". Aos 7 anos já era autor de 2 polonesas e aos 8 anos apareceu pela primeira vez em público como pianista.

Em 1830, aos 20 anos, deixou a Polônia para não mais retornar. Permaneceu em Viena, visitou Munique e Stuttgart, chegando a Paris em setembro de 1831.

Em Paris, compôs a maior parte de sua obra, hoje muitíssimo conhecida e apresentada em todo o mundo. O Noturno Op.9 nº2, o terceiro movimento de sua sonata Marcha Fúnebre Op.35 e a Valsa Minuto Op.64 nº1 são exemplos de peças conhecidas do grande público.

Dentro do meio musical, as inovações técnicas de Chopin também tornaram-se influentes. Seus prelúdios (Op. 28) e estudos (Op. 10 e 25) tornaram-se rapidamente obras-modelo.

Arthur Rubinstein disse o seguinte sobre a música de Chopin e sua universalidade:

“Chopin fez uma revolução na música tradicional para piano e criou uma nova arte do teclado. Era um gênio de enlevo universal. Sua música conquista as mais distintas audiências. Quando as primeiras notas de Chopin soam por entre o salão de concerto, há um feliz suspiro de reconhecimento. Todo os homens e mulheres do mundo conhecem sua música. Eles amam isso. Eles são movidos por isso. No entanto, não é uma "música romântica" que conta histórias ou quadros pintados. É expressiva e pessoal, mas ainda assim uma arte pura. Mesmo nesta era atômica abstrata, onde a emoção não está na moda, Chopin perdura. Sua música é a linguagem universal da comunicação humana. Quando eu toco Chopin eu sei que falo diretamente para os corações das pessoas!"

Chopin morreu em Paris, em 17 de outubro de 1849. Até 2008 acreditou-se que morreu de tuberculose, mas estudos recentes atribuem a morte à fibrose quística.



Aqui fica a homenagem a um dos compositores de quem eu mais gosto. Desde muito criança me senti atraído por suas composições e mais tarde, com grande ajuda do meu amigo Rodrigo (excelente pianista), pude conhecer mais de sua obra. Ainda hoje, seu Concerto para Piano nº1 em E menor Op.11 é uma das músicas que mais ouço.

Para quem quiser ler e baixar peças de Chopin, segue o link do blog P.Q.P. Bach, com certeza o melhor blog de música erudita que eu conheço: Chopin em P.Q.P. Bach

Um abraço,

LL.

0 comentários :

Related Posts with Thumbnails