Depois de alguns dias de pausa pra comemorar meu aniversário, aqui está a indicação dessa semana.

O Dream Theater é uma das bandas das quais eu mais gosto. E apesar do Awake não ser o meu preferido deles, é um disco arrasador e que eu ouvi bastante no último fim de semana.

Awake foi lançado em 1994 quando a banda estava, na minha opinião, no auge da forma. Na sequência do sucesso de Images and Words, a banda mostrou um som bem mais pesado (John Petrucci começou a utilizar as guitarras de 7 cordas) e uma criatividade impressionante. Cada música é muito bem marcada com passagens, riffs, solos e vocais bem definidos e que passeiam por diversos campos e climas.

Lembro-me que este foi o primeiro disco do Dream Theater que eu ouvi. Fiquei "besta" logo de cara com Caught In a Web, Mirror e Lie. Essas três bem pesadas, vocais rasgados e solos impressionantes.

Com o passar do tempo, fui "aprendendo" e "digerindo" o restante do disco (o que é comum acontecer com os discos desta banda). A trilogia A Mind Beside Itself com Erotomania, Voices e The Silent Man mostra bem a diversidade musical que tanto caracterizam o Dream Theater. A primeira, instrumental, tem com certeza uma das guitarras mais difíceis de se tocar no rock, passeando pelo erudito em um dos solos. A segunda, sombria, mostra toda o alcance que LaBrie tinha na época (exatamente, TINHA). A terceira, uma balada violão-voz-percussão, muito bonita.

Innocence Faded, que demorou muitos anos para ser executada ao vivo, por conta de suas diversas camadas de guitarras (o que torna difícil a execução nos palcos), possui um clima mais alegre e uma passagem claramente influenciada por Red Barchetta do Rush.

Resumindo: apesar de eu não achar este o melhor disco da banda, é, sem dúvida, "uma paulada" e um dos mais importantes da carreira do Dream Theater. Altamente recomendável! (rs)

Um abraço,

LL.

P.S.: Pô!!! Vejo várias visitas ao blog, mas acho que o pessoal anda passando escondido por aqui!!! Nenhum comentário?! Nem sugestão?! Vamos colaborar aí!!!! kkkkk

4 comentários :

Sem dúvida um discaço!!! Também não é o meu favorito, mas é sem dúvida um dos principais discos do gênero. Adoro cada faixa desse cd, cada qual, como você disse, com uma particularidade, desde as "baladinhas", as viagens virtuosísticas da banda. Parei de acompanhá-los desde Falling into Infinity...hehe to atrasado mas até aí meu preferido é o Images. Mega Banda, mega disco, e muuuuito bem lembrado!!! Valeu Leandrão, ja fui na minha estante de cd´s e estou com ele rodando aqui...rs
Abração

Esse disco é muito bom mesmo, né? Tá rodando direto por aqui também!

Clássico sem dúvida!

Foi o primeiro deles que conheci..isso lá na época da escola.Em uma época em que escutar coisas virtuosas ou mais refinadas não era a minha praia.
Mas para quem gosta de rock'nroll seja ele de qual vertente for,sem dúvida aprecia esse trabalho.

Pois é, Anônimo (kkk)... Clássico mesmo! E tb foi o primeiro disco deles que eu conheci... O bom desses discos clássicos é q o tempo passa e vc continua ouvindo, não é?

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails