Seguindo com as indicações da semana, saiamos um pouco do mundo do rock.

Esse fim de semana último não tive muito tempo para ouvir músicas de minha escolha (o pouco que ouvi foi no carro, com meu pai. E as escolhas musicais foram dele), mas ao voltar para casa, ouvi esta abertura que estou indicando.

Eu não sou nenhum expert em música erudita. Sou só um apreciador. E nesta obra unem-se duas das coisas das quais eu mais gosto: Música e História.

Pyotr Ilyich Tchaikovsky compôs a 1812 Overture Op.49 (Abertura Solene para o ano de 1812) em 1880, comemorando o fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812 e a devastação do exército de Napoleão.

A composição se baseia na inicial vitória francesa e na posterior revanche russa. Esses fatos podem ser identificados na obra pelos temas de La Marseillaise (hino da Revolução Francesa) e Deus Salve o Czar (hino czarista). Ao final podem ser ouvidos os clássicos tiros de canhões.


Execução da Abertura 1812

A abertura foi executada pela primeira vez em 1882 na Catedral de Cristo, o Salvador, em Moscou.

Esta obra é extensa para os padrões comerciais de hoje: 15min e 30s (na gravação que eu tenho com a condução de Leonard Bernstein). Portanto, é preciso de tempo para poder ouvi-la e entendê-la (o que é comum na música erudita).

Bom mudar de estilo um pouco, não é? Depois de três indicações de rock, esta vem pra quebrar a mesmice. Tchaikovsky deve aparecer bastante por aqui, já que é um dos compositores eruditos de que mais gosto (juntamente com Chopin e Beethoven). Espero que quem nunca ouviu, goste e quem já conhece, relembre!

Um abraço,

LL.

2 comentários :

Ótimo comentário e uma pequena aula sobre esta peça de tão grandiosa penetração musical histórica de Tchaikovsky. Sou Músico sinfônico em Recife, e tocarei esta Abertura 1812 no próximo domingo 16.10.2011 com a Banda do Exército e com direito à canhão.
Parabéns Leandro!
(Dadá Malheiros)

Oi Dadá!

Muito obrigado pelos elogios!
A peça é realmente fabulosa, não é?
Que vontade que fiquei de assistir à Banda tocando!
Gosto muito, mas nunca vi esta peça ao vivo, muito menos com canhões...
Desejo muita sorte na apresentação e deixe um comentário depois, contando como foi, ok?

Grande abraço!

Related Posts with Thumbnails