No post do Dia dos Museus, eu disse que iria fazer um post sobre o Museu do Cairo. Mas, fui ver minhas fotos aqui e ao ver que não tenho fotos de lá, lembrei que não podiam ser tiradas fotos dentro do museu. Então, vou falar um pouquinho sobre o museu e colocar algumas fotos da fachada dele.

O Museu do Cairo é um museu enorme dedicado à história egípcia. Lá estão diversas esculturas, pinturas e artefatos de todos os lugares e dinastias egípcias. Está lá também, ocupando 1/4 do museu, o tesouro de Tutankamon.

Máscara mortuária de Tutankamon

Esclarecendo: a foto acima não foi tirada por mim.

Essa máscara mortuária é uma das coisas mais impressionantes que eu já vi na minha frente. Toda feita de ouro maciço, está intacta. LINDA! Os detalhes são muito bem feitos e a expressão do rosto e seu brilho são absurdos. De ficar de queixo caído mesmo.

Abaixo seguem fotos da fachada do Museu do Cairo:

Entrada do Museu do Cairo
No alto da fachada do museu, existem placas com os nomes dos governantes do Egito. Nesta, pode-se ver, na primeira coluna, os nomes dos 3 faraós, supostos construtores das pirâmides de Giza, Queóps, Quefren e Miquerinos

É uma pena eu não ter podido tirar mais fotos, mas já que é um post sobre museu, tirei algumas fotos de um outro museu muito legal também. Ele fica no complexo da pirâmide de Sakkara (a pirâmide de degraus) e é dedicado a Imhotep.

Imhotep foi um grande construtor, médico, mago e foi ministro-chefe do faraó Djoser. Viveu por volta de 2700 a.C.

Para ler mais sobre Imhotep, clique aqui.



Seguem algumas fotos do museu:


Entrada do Museu de Imhotep

Maquete do complexo de Sakkara, construído por Imhotep
Múmia que se encontra no museu
Alguns artefatos e enfeites utilizados por Imhotep



O museu de Imhotep não é tão grande quanto o do Cairo, mas é muito bonito!

Mais uma parte da minha viagem está aí, mas ainda há muitas outras por vir. É só aguardar!

Um abraço,

LL.

1 comentários :

Eu não gosto muito de museus, afinal eu sou a Lola, e nãoo Charlie... mas realmente este museu é beeem legal! E essa máscara era certamente a coisa mais linda que tinha lá dentro, junto aos demais tesouros do Tutancamon (escreve assim??rs).
Bjoo!

Related Posts with Thumbnails